Pages

03 agosto 2012

Feios- Scott Westerfeld



Sinopse: Séculos depois da destruição da civilização industrial em um apocalipse ecológico, a humanidade vive em cidades-bolha cercadas pela natureza selvagem. Lá, Tally Youngblood é feia. Não, isso não significa que ela é alguma aberração da natureza. Não. Ela simplesmente ainda não completou 16 anos. Em Vila Feia, os adolescentes ficam presos em alojamentos até o aniversário de 16 anos, quando recebem um grande presente do governo: uma operação plástica como nunca vista antes na história da humanidade. Suas feições são corrigidas à perfeição, a pele é trocada por outra, sem imperfeições ou – nem pense nisso – espinhas, seus ossos são substituídos por uma liga artificial, mais leve e resistente, os olhos se tornam grandes e os lábios, cheios e volumosos. Em suma, aos 16 anos todos ficam perfeitos.

Tally mal pode esperar pelo seu aniversário. Depois da operação, vai finalmente deixar Vila Feia e se mudar para Nova Perfeição, onde os perfeitos vivem, bebem, pulam de paraquedas, voam a bordo de suas pranchas magnéticas, e se divertem (o tempo todo). Seu único trabalho é aproveitar muito. Mas, enquanto espera que as poucas semanas até completar 16 anos passem, Tally precisa se distrair.
Uma noite, ela conhece Shay, uma feia que não está nem um pouco ansiosa para completar 16 anos. Pelo contrário: Shay pretende fugir dos limites da cidade e se juntar à Fumaça, um grupo de foras-da-lei que sobrevive retirando seu sustento da natureza.
Para Tally, isso é uma maluquice. Quem iria querer ficar feio para sempre, ou se arriscaria a voltar para a natureza e queimar árvores para se aquecer, em vez de viver com conforto em Nova Perfeição e se divertir à beça? Mas, quando sua amiga desaparece, os Especiais, autoridade máxima deste novo mundo, propõem um acordo com Tally: unir-se a eles contra os enfumaçados ou ficar feia para sempre. Tally, porém, acaba se envolvendo em uma conspiração e descobrirá que, por trás de tanta perfeição, se esconde um terrível segredo. Sua escolha irá mudar o mundo para sempre.

Esse é mais um daqueles livros em que quem comprou foi minha mãe e demorei décadas pra conseguir ler ele até o final. Apesar de tudo sempre esteve na minha prateleira de livros apenas por que eu gostava de olhar a capa do livro kkkk’ Nessas férias tomei coragem e fui ler.
Minha opinião é que o livro podia ser um pouco melhor se tratando de ficção cientifica.Mas em todos os livros eu tento buscar o significado por trás das palavras em que o autor escreveu e o que isso se compara com o mundo real.O livro apenas retrata como a sociedade é que julgam muitas vezes as pessoas por elas serem feias (os), gordas (os) e entre outros. Mas sempre tem aquelas pessoas que abrem os olhos de outras pessoas e mostram que pra ser bonito não necessáriamente precisa ser “bonito” e que muitas vezes o feio é o bonito. Que o que importa na verdade é a beleza de dentro.Por outro lado fiquei com aquele gostinho de querer ser uma "perfeita" e fiquei pensando como seria fácil ficar bonita apenas com uma cirurgia.Enquanto não leio os outros livros e posto sobre o que eu achei sobre eles, vou deixar vocês babando mais um pouco com a capa dos outros livros, que por sinal em minha opinião não dá pra saber qual é a mais bonita. Talvez a do Perfeitos por ser mais romântica? Mas a do Especiais tem um ar mais misterioso e a do Extras me faz pensar que é Tally na forma perfeita dela, será? Não vejo a hora de ler os outros e ver se me agrada mais! haha'






2 comentários:

  1. A saga dos Feios é super legal! Eu li o primeiro também e acho que ainda havia muito terreno para trabalhar - Algumas coisas ficaram muito superficiais - Mas ach oque os outros livros servem exatamente pra complementar essa história!

    Beijos!

    ResponderExcluir