Sinopse: A dúvida quanto à
traição da mulher amada é o motor do grande clássico de Machado de Assis.
Bentinho e Capitu são personagens que vivem até hoje na imaginação dos
leitores.
Me desculpem por não estar postando muito, minha semana foi corrida e provavelmente vai começar a ser assim sempre ;s Vou confessar que ando pegando gosto em ler literatura brasileira. E um dos livros que eu li essas duas semanas foi Dom Casmurro, de Machado de Assis.Já havia lido alguns contos do autor e havia gostado. E fui obrigada a ler na oitava série o livro: Joaquim e Maria e a Estátua de Machado de Assis.Um livro que conta a história da vida do autor por duas crianças que após visitar a Academia Brasileira de Letras com a escola, começa a conhecer a vida dele por uma estatua do próprio. Enfim, quando li achei o livro muito confuso e chato, nunca havia lido nenhuma obra dele e muitas partes não entendi. Acho que a professora deveria pensar em dar um livro tão complicado pra alguém que ainda nem tinha literatura nas suas disciplinas, mas vamos falar de Dom Casmurro, que pra mim foi um livro ótimo. Como a própria sinopse diz, o livro fala sobre a suspeita de uma traição de Capitu com o melhor amigo de Bentinho, Escobar.
Apesar da semelhança entre Ezequiel e Escobar, nunca foi confirmado se
Capitu e Escobar haviam tido um caso e é esse o mistério de Machado de Assis
que deixa aquela sensação em uns de que houve traição e em outros de que não
houve.
Minha opinião é que aconteceu uma traição sim, casais que vivem muito
tempo juntos um com o outro tem uma chance de acontecer algo entre algum deles
apenas por atração. E digamos assim que Bentinho não era o tipo de homem para
Capitu, além de ela ter um jeito um pouco falso de ser.
Não estou dizendo que Capitu não amasse Bentinho, não é isso. Só acho
que talvez o amor que ela sentia por ele, era mesmo apenas de melhores amigos.
E vocês, acham que Capitu traiu Bentinho ou não?

Nenhum comentário:
Postar um comentário