Sinopse: Este é um romance emocionante, envolvente, que nos cativa logo nas
primeiras páginas. Livro de estréia de Khaled Hosseini, "O Caçador de
Pipas" é uma narrativa insólita e eloqüente sobre a frágil relação entre
pais e filhos, entre os seres humanos e seus deuses, entre os homens e sua
pátria. Uma história de amizade e traição, que nos leva dos últimos dias da
monarquia do Afeganistão às atrocidades de hoje. Amir e Hassan cresceram
juntos, exatamente como seus pais. Apesar de serem de etnias, sociedades e religiões
diferentes, Amir e Hassan tiveram uma infância em comum, com brincadeiras,
filmes e personagens. O laço que os une é muito forte: mamaram do mesmo leite,
e apenas depois de muitos anos Amir pôde sentir o poder dessa relação. Amir
nunca foi o mais bravo ou nobre, ao contrário de Hassan, conhecido por sua
coragem e dignidade. Hassan, que não sabia ler nem escrever, era muitas vezes o
mais sábio, com uma aguda percepção dos acontecimentos e dos sentimentos das
pessoas. E foi esse mesmo Hassan que decidiu que Amir seria, durante a batalha
da pipa azul, uma pipa que mudaria o destino de todos. No inverno de 1975,
Hassan deu a Amir a chance de ser um grande homem, de alterar sua trajetória e
se livrar daquele enjôo que sempre o acompanhava, a náusea que denunciava sua
covardia. Muito depois de desperdiçada a última chance, Hassan, a calça de
veludo cotelê marrom e a pipa azul o fizeram voltar ao Afeganistão, não mais
àquele que ele abandonara há vinte anos, mas ao Afeganistão oprimido e
destruído pelo regime Talibã. Amir precisava se redimir daquele que foi o maior
engano de sua vida, daquele dia em que o inverno foi mais cruel.
Tive um pouco de dificuldade em terminar esse livro, não por ele ser chato e sim por ele ser triste e ter me feito chorar muito, a verdade eu acho é que eu não queria chegar ao final do livro e ficar mais triste do que já estava e a leitura, por mencionar muito do Afeganistão, também foi um pouco cansativa.
Do mesmo jeito não tenho que dizer que é um péssimo livro, por que não é. O livro é maravilhoso e com muito conteúdo sobre amizade, traição, amor e guerras que até hoje existe e claro a vida dos Afeganistão e sua cultura.

Nenhum comentário:
Postar um comentário